Apostar na Copa Sul-americana

Flamengo, Fluminense e Sport têm oportunidade de espantar a crise na Copa Sul-Americana; Quartas-de-final começam no dia 24

Oito times seguem vivos na Copa Sul-Americana, e três deles são brasileiros. Flamengo e Fluminense ficarão frente a frente nos dias 25/10 e 01/11. Os dois jogos serão no Maracanã. O Sport, por sua vez, terá como adversários os colombianos do Junior Barranquilla. O jogo de ida será na Ilha do Retiro, no dia 26/10, e o de volta está marcado para o dia 02/11, no estádio Metropolitano de Barranquilla. Nos outros jogos, dois confrontos entre argentinos e paraguaios. O Libertad encara o Racing nos dias 24/10 e 01/11, e o Nacional joga contra o Independiente nos dias 25/10 e 02/11.

Confira os prognósticos para as partidas das quartas-de-final. No Bodog você encontra as melhores cotas para apostar na Copa Sul-Americana.

Flamengo x Fluminense

O clássico mais charmoso do futebol brasileiro desta vez terá menos glamour do que de costume. Os dois times atravessam momentos complicados. O Fluzão perdeu seis dos seus últimos oito jogos, despencou na tabela do Brasileirão, e já está muito próximo da zona de rebaixamento. Sofreu muito para eliminar a LDU nas oitavas-de-final, venceu por 1×0 no Maracanã e perdeu por 2×1 em Quito. Em nenhum dos dois jogos apresentou um futebol convincente. Além disso, o retrospecto recente contra o rubro-negro não é favorável. O Tricolor não venceu nenhum dos cinco clássicos disputados em 2017 com a bola rolando. Levou a melhor na disputa de pênaltis na final da Taça Guanabara, mas empatou três jogos e perdeu dois.

O Flamengo coleciona fracassos na temporada. O primeiro foi na Libertadores, em que o time era cotado para a conquista do título, mas acabou caindo na primeira fase. No Brasileirão, esteve na cola do Corinthians durante boa parte do primeiro turno, mas após os dois tropeços na últimas rodadas viu a diferença subir para 16 pontos, e já está fora do G-6. O mais recente foi a perda do título da Copa do Brasil. A torcida não perdoou as constantes falhas dos goleiros, e nem a postura do time na decisão por pênaltis. A única conquista em 2017 foi a do Campeonato Carioca, muito pouco para um clube que investiu tão alto.

O que pesa a favor do Mengão é a campanha irretocável na Copa Sul-Americana até aqui. O time goleou em três das quatro partidas que disputou. Eliminou o Palestino com um placar agregado de 10×2 e a Chapecoense por 4×0 na soma dos dois jogos. Além disso, possui um elenco mais qualificado, e deve ser escalado com força máxima. O Fluminense precisa pontuar no Brasileirão, e é muito provável que poupe jogadores. Serão dois jogos muito difíceis, mas acredito na classificação flamenguista.

Sport x Junior Barranquilla

A exemplo de Flamengo e Fluminense, o Sport também vive má fase, e tem na Copa Sul-Americana uma chance de salvar a temporada. Sua última vitória foi no jogo de ida das oitavas-de-final, quando superou a Ponte Preta por 3×1. De lá pra cá já se passou um mês, e o time perdeu três dos quatro jogos disputados. A crise, no entanto, já vem de mais tempo, e teve seu estopim na goleada sofrida para o Grêmio. Depois de brigar na parte de cima da tabela do Brasileirão durante boa parte do primeiro turno, o time despencou, perdeu seis dos últimos dez jogos, e está na zona de rebaixamento.

Na Copa Sul-Americana, o time soube muito bem aproveitar o fator casa. Venceu os três jogos disputados na Ilha do Retiro, contra o Danúbio, o Arsenal de Sarandí e a Ponte Preta. Como visitante, contudo, não conseguiu sequer um empate.

É justamente aí que mora o perigo para os pernambucanos. Nos confrontos contra o Deportivo Cali e o Cerro Porteño, a estratégia do Junior Barranquilla foi conseguir um bom resultado como visitante para sacramentar a classificação no Estádio Metropolitano. O Sport terá que jogar com muita sabedoria para evitar cair na mesma armadilha. Pelos momentos vividos pelos times, os colombianos são favoritos para ficar com a vaga.

Libertad x Racing

Dois times de estilo cirúrgico, Libertad e Racing devem fazer um dos confrontos mais interessantes das oitavas-de-final. Depois de uma vitória pelo placar mínimo contra o Santa Fé, no Defensores del Chaco, os paraguaios foram para a Colômbia dispostos a jogar por uma bola. Deu certo, Óscar Cardozo abriu o placar no único lance de perigo criado pelo Libertad, e daí em diante o time só precisou administrar. Cedeu o empate no fim, mas a vaga já estava assegurada.

O Racing também foi extremamente cauteloso nos dois jogos contra o Corinthians, e acabou se dando bem. No jogo de ida, em São Paulo, procurou concentrar o jogo no meio de campo, sofreu um gol no primeiro tempo, mas conseguiu o empate graças à uma falha do goleiro Cássio. Contrariando o estilo argentino, também ficou lá atrás no jogo de volta, em Avellaneda, e conquistou a vaga graças ao critério do gol qualificado.

É difícil saber quem levará a melhor neste verdadeiro jogo de xadrez, mas quem cometer um único erro poderá colocar tudo a perder.

Nacional x Independiente

O Independiente chega às quartas-de-final com a força de quem já ganhou sete Libertadores e um Torneio Intercontinental, mas o Nacional já mostrou que não se intimida ao enfrentar adversários tradicionais. Para avançar até esta fase, o time deixou pelo caminho Cruzeiro, Libertad e Estudiantes, três das maiores potências do continente.

Os argentinos fazem boa campanha até aqui. Em seis jogos, venceram quatro, empataram um, e perderam uma única vez, de 1×0, para os seus compatriotas do Atlético Tucumán. A partida de volta foi emocionante. O gol que garantiu a classificação saiu nos minutos finais, através de Benítez, e sacramentou o placar de 2×0  Foi o tipo de vitória que enche uma equipe de moral, e o Independiente certamente complicará muito a vida do Nacional. Acredito na classificação dos Decanos.

Datas e Horários:

24/10 – 22:45 – Libertad x Racing

25/10 – 20:15 – Nacional x Independiente

25/10 – 21:45 – Fluminense x Flamengo

26/10 – 21:45 – Sport x Junior Barranquilla

01/11- 20:15 – Racing x Libertad

01/11- 21:45 – Flamengo x Fluminense

02/11 – 20:15 – Independiente x Nacional

02/11 – 22:45 – Junior Barranquilla x Sport